segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Salão de Negócios do Minas Trend aquece o mercado de moda localComente

 
  • Estande da marca Faven, no Salão de Negócios do 15º Minas Trend, em Belo Horizonte Estande da marca Faven, no Salão de Negócios do 15º Minas Trend, em Belo Horizonte
Nem só de tendências e desfiles vive o Minas Trend. Diferentemente das demais semanas de moda nacionais, o evento que chega à sua 15ª edição propõe uma ação paralela voltada exclusivamente ao setor comercial. O chamado Salão de Negócios coloca confecções em contato direto com comerciantes interessados em oferecer aqueles produtos em seus pontos de venda, pelo Brasil ou exterior. Esta ação é responsável por números expressivos e crescentes da moda mineira desde o início do evento, que celebra seu sétimo ano em 2014. Para ter ideia, na edição anterior, ocorrida em abril último para apresentar a temporada de Verão, houve incremento de 15% no número de compradores em relação ao ano passado. A cada ano, os números só aumentam.
"Sempre focamos na questão comercial de maneira intensa, até pelo fato de o evento ser organizado e promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Nesta edição, 38 novas marcas ingressaram no Salão de Negócios, após um processo criterioso de inscrição, seleção e curadoria, que conta com o apoio dos sindicatos relacionados [calçados, joias e bijuterias, tecidos, entre outros]", explica Henrique Câmara Azevedo, superintendente da FIEMG. Nesta edição de Inverno, 288 grifes montaram seus estandes dentro do evento.

Exportações
Azevedo conta que o maior público comprador do Minas Trend faz parte do mercado nacional. "Na edição passada, que são os números mais concretos que temos até o momento, sabemos que a exportação alcançou mais de 20 países, entre eles África do Sul, Holanda, Estados Unidos, Inglaterra, México e Bolívia. Mas, sem dúvidas, o mercado interno ainda detém o maior interesse pelo que produzimos por aqui", conta Azevedo.
Diferencial mineiro
A base do processo comercial da moda mineira começa, certamente, com o interesse do público pelo o que é feito em termos têxteis, em Minas Gerais. Com nomes importantes como Ronaldo Fraga e Patricia Bonaldi no time de estilistas locais, fica fácil diagnosticar a causa do sucesso. "A moda feita aqui tem um preciosismo singular, um cuidado minucioso com cada etapa de produção --do desenho ao acabamento. A importância que se dá aos detalhes é quase uma alusão ao movimento Barroco, tão característico do nosso Estado", afirma Patricia.
A preocupação do mineiro com a qualidade do seu trabalho inspirou, inclusive, a cenografia desta edição. Pedro Lázaro, arquiteto responsável pela ambientação do evento dentro do Expominas, criou o projeto "Nós, Hoje, Sempre", com a intenção de recapitular as origens da moda mineira. "Em edições anteriores, discursamos sobre sustentabilidade, sociedade, tecnologia e outros temas importantes. Mas chegou o momento em que sentimos a necessidade de nos reorganizarmos para seguir adiante, reforçando nossa poesia e lirismo, em busca da manutenção da qualidade do que oferecemos."

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